03/02/2013

Piracaia e o Santo Cruzeiro que desafia a gente.

Se puder conheça Piracaia, tenho certeza que você vai se encantar por ela. Fica só a 90 quilômetros de São Paulo, região de Atibaia e Bragança Paulista. Em uma hora e meia no máximo, dirigindo com cuidado, você chega nesta pequena cidade encravada aos pés da Mantiqueira. 
Fica tão perto da capital, mas a sensação é de estarmos num lugar distante de tudo. Lembra mesmo uma típica cidade do interior. Gente boa e atenciosa. É sossegada sem ser vazia. 
Depois de anos resolvi subir a escadaria do Santo Cruzeiro com seus 590 degraus. Ela sai de uma praça de eventos e sobe até alcançar uma outra praça conhecida como Morro do Cruzeiro. Lá em cima a vista é interessante, vemos toda a região, inclusive a concentrada área urbana do município - pequena e muito gostosa.
O morro abriga um bairro residencial com casas bem cuidadas e as pessoas sobem e descem os 590 degraus do Santo Cruzeiro diariamente. Haja coragem e força. Pode-se subir também por um acesso asfaltado, uma estradinha que fica na parte posterior desse morro. Alguns moradores fazem uso de seus carros economizando assim suas pernas.
Na subida encontrei com Seu José e ele me disse que todos os dias, desde jovem, faz o trajeto no solado. Ele tem 70 anos. 








Depois de subir e descer a quantidade enorme de degraus para apreciar a visão privilegiada, fiz a caminhada até em casa. Quero chegar aos setenta como o Seu José, firme e forte, dando conta de tudo e em Piracaia.
Na próxima vez vou levar a Lucy comigo, quero que ela esteja bem também, por lá.
 Topa, Lucy?

Nenhum comentário: