30/11/2012

A fé e o rancor.

Acompanhar os noticiários está cada vez mais difícil. Mesmo considerando a hipótese de uma imprensa comprometida, não dá para negar ou supor que ao menos, uma parcela do que divulgam seja verdade. Lembro sempre dos antigos dizendo - onde há fumaça há fogo.  Divido por dois, desconto dez e tiro mais cinco em tudo que leio. Me esforço, tento perceber o interesse de quem está divulgando a notícia. Juro mesmo.  
Desde que me conheço por gente ouço falar de corrupção. Me parece um câncer e na máquina do estado ele está impregnado desde à época das capitanias hereditárias.  
Uma máquina altamente burocrática, autárquica, gabinetosa, estruturada num universo sem fim de agências reguladoras, sub agências, secretarias de primeiro a oitavo escalões. 
Mesmo descontando-se eventuais interesses dos órgãos de comunicação, sabemos que isso é provável, pois também fazem parte de um sistema vulnerável à malevolência, a quantidade de escândalos que aparecem a cada dia nos levam a crer que alguma coisa não vai bem no reino da Babilônia. Dos mais mesquinhos, dos mais criativos, supra partidários, crescendo potencialmente como tumor malígno atacando do calcanhar até o último fio de cabelo desta sociedade devastando a sua sensatez. 
Fico perplexo. Me surpreendo com pessoas aparentemente inteligentes idolatrando esse ou aquele sujeito ou agremiação ou denegrindo isso ou aquilo por puro valor corporativo. A mim sem lógica alguma.
Me remete ao pensamento da fé. Seria isso? Fé em Deus é a mesma coisa que  a fé de quem faz parte de uma torcida organizada pelo amor ao seu time? Crer por crer? Ou esta segunda fica mais próxima do rancor ou da frustração? 
Rosemary, até você?

Nenhum comentário: