16/11/2012

A Sciencia do Telephoto

Achei interessante e resolvi colocar aqui. 
Trata-se de uma nota de um jornal, não sei exatamente qual, fico devendo essa informação, mas o exemplar é de 1922 e o título é dos mais curiosos:  
OS PRODIGIOS DA SCIENCIA - O TELEPHOTO. 
É uma nota pequena mas que ganhou até espaço para a ilustração técnica e fala sobre uma pesquisa de um aparelho que permite ver à distância. A recomendação é para que ele seja simples, leve e adaptável ao telefone. 
Me perguntei qual teria sido a reação do meu avô ao ler essa nota, uma vez que ele era um leitor voraz de jornais, revistas e tudo mais que lhe caia ao colo e muito provavelmente, este, também não escapou de sua voracidade. 
Pensei nos quem mais tivesse lido lá no início do século 20. Pensei no editor, no pessoal da gráfica,  nos entregadores, nos jornaleiros. Será que as pessoas levaram a sério? Tudo era tão diferente. 
Além da nota em si a grafia da época também me chamou a atenção, muito diferente. Reparem.

Arquivo Estadão

Como será a vida daqui a noventa anos? Como será tudo em 2102? Lá estarão vivendo os filhos dos netos dos nossos netos.
Espero estar vivo e já com os meus 150 anos. Firme e forte, prestes a me aposentar e com a memória em dia pra eu contar pra eles como era prodigiosa a telefonia no Brasil em 2012, a menos de dois anos da Copa do Mundo daquele ano.

Nenhum comentário: