24/12/2012

Festejarmo-nos nós

Conjugue da forma como quiser, mas conjugue. Conjugue e pratique. Não faz mal se será somente num único dia do ano, todo mundo fala a mesma coisa. Compreendemos que este poderá ser o primeiro dos novos dias. O mundo acabou na sexta feira passada, embora tenham dito que não e nós sobrevivemos.  
Se você festejou nos anos anteriores e acha que não deu certo, não tem problema, isso acontece às vezes. Tente de novo. É possível que tenha festejado de forma inadequada, só da boca pra fora. Preste atenção no coração e faça com que ele provoque o seu cérebro. Lembrando que ele é dotado de emoção, ele pulsa, bomba sangue às veias e nelas correm a vida. O coração compartilha o equilíbrio meio a meio com o cérebro, o dono da razão. Quem nos fez caprichou na fórmula.
Deixo abaixo as formas de conjugações caçadas na internet (conjugação.com.br), escolha uma e divirta-se. Pessoalmente gostei do Infinitivo Pessoal


Verbo festejar

Indicativo do verbo festejar

Presente do Indicativo

eu festejo
tu festejas
ele festeja
nós festejamos
vós festejais
eles festejam

Pretérito Perfeito do Indicativo

eu festejei
tu festejaste
ele festejou
nós festejamos
vós festejastes
eles festejaram

Pretérito Imperfeito do Indicativo

eu festejava
tu festejavas
ele festejava
nós festejávamos
vós festejáveis
eles festejavam

Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo

eu festejara
tu festejaras
ele festejara
nós festejáramos
vós festejáreis
eles festejaram

Futuro do Presente do Indicativo

eu festejarei
tu festejarás
ele festejará
nós festejaremos
vós festejareis
eles festejarão

Futuro do Pretérito do Indicativo

eu festejaria
tu festejarias
ele festejaria
nós festejaríamos
vós festejaríeis
eles festejariam

Mais-que-perfeito Composto do Indicativo

eu tinha festejado
tu tinhas festejado
ele tinha festejado
nós tínhamos festejado
vós tínheis festejado
eles tinham festejado

Gerúndio do verbo festejar

festejando

Subjuntivo do verbo festejar

Presente do Subjuntivo

que eu festeje
que tu festejes
que ele festeje
que nós festejemos
que vós festejeis
que eles festejem

Pretérito Imperfeito do  Subjuntivo

se eu festejasse
se tu festejasses
se ele festejasse
se nós festejássemos
se vós festejásseis
se eles festejassem

Futuro do Subjuntivo

quando eu festejar
quando tu festejares
quando ele festejar
quando nós festejarmos
quando vós festejardes
quando eles festejarem

Imperativo do verbo festejar

Imperativo Afirmativo

--
festeja tu
festeje ele
festejemos nós
festejai vós
festejem eles

Imperativo Negativo

--
não festejes tu
não festeje ele
não festejemos nós
não festejeis vós
não festejem eles

Infinitivo do verbo festejar

Infinitivo Pessoal

por festejar eu
por festejares tu
por festejar ele
por festejarmos nós
por festejardes vós
por festejarem eles

Infinitivo Impessoal

festejar

Particípio Passado do verbo festejar

festejado

Conjugação Pronominal do Verbo Festejar

Indicativo do verbo festejar (pronominal)
Presente do Indicativo

eu festejo-o
tu festeja-lo
ele festeja-o
nós festejamo-lo
vós festejai-lo
eles festejam-no

Pretérito Perfeito do Indicativo

eu festejei-o
tu festejaste-o
ele festejou-o
nós festejamo-lo
vós festejaste-lo
eles festejaram-no

Pretérito Imperfeito do Indicativo

eu festejava-o
tu festejava-lo
ele festejava-o
nós festejávamo-lo
vós festejávei-lo
eles festejavam-no

Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo

eu festejara-o
tu festejara-lo
ele festejara-o
nós festejáramo-lo
vós festejárei-lo
eles festejaram-no

Futuro do Presente do Indicativo

eu festejá-lo-ei
tu festejá-lo-ás
ele festejá-lo-á
nós festejá-lo-emos
vós festejá-lo-eis
eles festejá-lo-ão

Futuro do Pretérito do Indicativo

eu festejá-lo-ia
tu festejá-lo-ias
ele festejá-lo-ia
nós festejá-lo-íamos
vós festejá-lo-íeis
eles festejá-lo-iam

Mais-que-perfeito Composto do Indicativo

eu tinha-o festejado
tu tinha-lo festejado
ele tinha-o festejado
nós tínhamo-lo festejado
vós tínhei-lo festejado
eles tinham-no festejado
Subjuntivo do verbo festejar (pronominal)
Presente do Subjuntivo

que eu o festeje
que tu o festejes
que ele o festeje
que nós o festejemos
que vós o festejeis
que eles o festejem

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

se eu o festejasse
se tu o festejasses
se ele o festejasse
se nós o festejássemos
se vós o festejásseis
se eles o festejassem

Futuro do Subjuntivo

quando eu o festejar
quando tu o festejares
quando ele o festejar
quando nós o festejarmos
quando vós o festejardes
quando eles o festejarem
Imperativo do verbo festejar (pronominal)
Imperativo Afirmativo

--
festeja-o tu
festeje-o ele
festejemo-lo nós
festejai-o vós
festejem-no eles

Imperativo Negativo

--
não o festejes tu
não o festeje ele
não o festejemos nós
não o festejeis vós
não o festejem eles
Infinitivo do verbo festejar (pronominal)
Infinitivo Pessoal

por o festejar eu
por o festejares tu
por o festejar ele
por o festejarmos nós
por o festejardes vós
por o festejarem eles

Infinitivo Impessoal

festejá-lo
Gerúndio do verbo festejar (pronominal)
festejando-o

Conjugação Pronominal Reflexa do Verbo Festejar

Indicativo do verbo festejar (pronominal reflexa)
Presente do Indicativo

eu festejo-me
tu festejas-te
ele festeja-se
nós festejamo-nos
vós festejais-vos
eles festejam-se

Pretérito Perfeito do Indicativo

eu festejei-me
tu festejaste-te
ele festejou-se
nós festejamo-nos
vós festejastes-vos
eles festejaram-se

Pretérito Imperfeito do Indicativo

eu festejava-me
tu festejavas-te
ele festejava-se
nós festejávamo-nos
vós festejáveis-vos
eles festejavam-se

Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo

eu festejara-me
tu festejaras-te
ele festejara-se
nós festejáramo-nos
vós festejáreis-vos
eles festejaram-se

Futuro do Presente do Indicativo

eu festejar-me-ei
tu festejar-te-ás
ele festejar-se-á
nós festejar-nos-emos
vós festejar-vos-eis
eles festejar-se-ão

Futuro do Pretérito do Indicativo

eu festejar-me-ia
tu festejar-te-ias
ele festejar-se-ia
nós festejar-nos-íamos
vós festejar-vos-íeis
eles festejar-se-iam

Mais-que-perfeito Composto do Indicativo

eu tinha-me festejado
tu tinhas-te festejado
ele tinha-se festejado
nós tínhamo-nos festejado
vós tínhei-vos festejado
eles tinham-se festejado
Subjuntivo do verbo festejar (pronominal reflexa)
Presente do Subjuntivo

que eu me festeje
que tu te festejes
que ele se festeje
que nós nos festejemos
que vós vos festejeis
que eles se festejem

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

se eu me festejasse
se tu te festejasses
se ele se festejasse
se nós nos festejássemos
se vós vos festejásseis
se eles se festejassem

Futuro do Subjuntivo

quando eu me festejar
quando tu te festejares
quando ele se festejar
quando nós nos festejarmos
quando vós vos festejardes
quando eles se festejarem
Imperativo do verbo festejar (pronominal reflexa)
Imperativo Afirmativo

--
festeja-te tu
festeje-se ele
festejemo-nos nós
festejai-vos vós
festejem-se eles

Imperativo Negativo

--
não te festejes tu
não se festeje ele
não nos festejemos nós
não vos festejeis vós
não se festejem eles
Infinitivo do verbo festejar (pronominal reflexa)
Infinitivo Pessoal

festejar-me eu
festejares-te tu
festejar-se ele
festejarmo-nos nós
festejardes-vos vós
festejarem-se eles

Infinitivo Impessoal

festejar-se
Gerúndio do verbo festejar (pronominal reflexa)
festejando-se

Nenhum comentário: