08/10/2012

Benedito Calixto

Para ter seu nome em praça aqui em São Paulo, Benedito Calixto nasceu em 14 de oututro de 1853 na cidade litorânea de Itanhaém, SP e principalmente, chegou ao mundo como um artista de talento nato.
A praça fica no bairro de Pinheiros e é conhecida por abrigar aos sábados, uma feira muito interessante de artesanatos diversos, objetos antigos para colecionadores, móveis e tantas outras coisas mais que curiosas, local onde se encontram também artistas - desconhecidos, mas artistas. 

Benetido Calixto praticamente foi um auto didata, um talento nato. Começou pintando paredes, muros até ser convidado pelo irmão para morar em Brotas, cidade distante cerca de 250 km da capital paulista. Foi morar com o irmão que cuidava do acervo de uma igreja. Lá conseguiu o emprego na restauração das peças e nas horas vagas, já com o material de pintura nas mãos, começou a pintar paisagens da cidade. Logo foi convidado por fazendeiros para que pintasse paisagens em suas fazendas. E assim foi.
Benedito, depois de alguns anos e algumas exposições mal sucedidas, foi finalmente reconhecido como um artista.
Após realizar trabalhos de entalhe e pintura na parte interna do Teatro Guarany, em Santos, conseguiu uma bolsa de estudos para se aprimorar em Paris e foi custeada pelo Visconde de Vergueiro.
De volta ao Brasil quase dois anos depois, trouxe entre tantos materiais de pintura, equipamentos de fotografia e com ele tornou-se o primeiro pintor a fazer suas obras a partir de fotografias. 
De fato um artista com espírito prático.






[editar]

2 comentários:

Unknown disse...

O último quadro reproduzido, de grandes dimensões, pode ser visto no Museu Paulista (do Ipiranga). Vale a pena.

Romeu disse...

Obrigado pela dica. Grande abraço.