Para ter seu nome em praça aqui em São Paulo, Benedito Calixto nasceu em 14 de oututro de 1853 na cidade litorânea de Itanhaém, SP e principalmente, chegou ao mundo como um artista de talento nato.
A praça fica no bairro de Pinheiros e é conhecida por abrigar aos sábados, uma feira muito interessante de artesanatos diversos, objetos antigos para colecionadores, móveis e tantas outras coisas mais que curiosas, local onde se encontram também artistas - desconhecidos, mas artistas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6RVsVShASgPkfgys5Tv0Pkd5wTnGTqarPoiUzBNh2-U8UnjjkUGHsvEXFwPNgY_PAwLe9E2vrcU9taKHdrR42gZGyKvwzM7lqSUu8xFs1-faBD2plUhX65mDcvAsPp-NSnWu1NXjROkDW/s200/Benedito_Calixto_de_Jesus_-_Auto-retrato.jpg)
Benedito, depois de alguns anos e algumas exposições mal sucedidas, foi finalmente reconhecido como um artista.
Após realizar trabalhos de entalhe e pintura na parte interna do Teatro Guarany, em Santos, conseguiu uma bolsa de estudos para se aprimorar em Paris e foi custeada pelo Visconde de Vergueiro.
De volta ao Brasil quase dois anos depois, trouxe entre tantos materiais de pintura, equipamentos de fotografia e com ele tornou-se o primeiro pintor a fazer suas obras a partir de fotografias.
De fato um artista com espírito prático.
2 comentários:
O último quadro reproduzido, de grandes dimensões, pode ser visto no Museu Paulista (do Ipiranga). Vale a pena.
Obrigado pela dica. Grande abraço.
Postar um comentário