28/08/2013

EMBU

Fiz esse filmezinho domingo passado após uma rápida visita à feira de artesanatos em Embu das Artes, estância turística próxima de São Paulo, uns 30 quilômetros, mais ou menos. 

Fazia 38 anos anos da última vez que havia estado por lá - 1975. Mudou muito.
 
A ideia que eu tinha de Embu era outra, bem diferente do que vi no domingo passado. A cidade cresceu para além de seu centro histórico. Muitas indústrias, comércio escancarado e violência urbana na fartura - é o que dizem, tal e qual uma cidade média-grande do interior e o local que era uma espécie de ponto de encontro de hippies do "faça amor, não faça a guerra" se tornou uma feira de exposições de artesanatos como outras que existem por todo canto. Um local para a classe média deitar e rolar, curtindo seu dia de folga bem comportadinha, desfilando e gastando seu dinheirinho com pimbocas metidas a besta. 
Vi algumas coisas legais em Embu das Artes. Tem sim artistas expondo no melhor estilo original, alguns talentosos resignados, mas uma boa parte está bem "moderninha", muito comum.  
No fundo achei a visita legal, pois é sempre bom ver coisas que não saíram de prensas metálicas. Eu é que me surpreendi, pois imaginava que ela pudesse estar guardadinha, preservada do futuro.
Assista, se tiver um tempinho, claro.


Abraços.
Postar um comentário