22/09/2014

O Falsificador Solitário

Até isso se falsifica hoje em dia: namoradas.

Um japonês que tem dificuldade para arranjar namoradas cria um Blog para ajudar outros solitários a disfarçar a solidão. 

Matéria publicada pela BBC Brasil.


#SalaSocial: Japonês cria blog para ensinar solitários a 'falsificar' namoradas
Ewerthon Tobace
De Tóquio para a BBC Brasil


Atualizado em  16 de setembro, 2014 - 04:46 (Brasília) 07:46 GMT

Como ser solitário mas passar a impressão de estar sempre bem acompanhado?
   Keisuki Jinushi ensina em seu blog como fazer fotos de um"encontro"de um homem só
Para responder a essa pergunta e ajudar um grupo cada vez mais expressivo de solitários no Japão, o jovem Keisuke Jinushi, de 29 anos, criou um blog, que acabou lhe rendendo seguidores e fama na internet.

Suas imagens e textos bem-humorados dão dicas de como tirar fotos nos mais diversos lugares como se estivesse acompanhado e se divertindo com uma namorada.

"Quando fui demitido do meu antigo emprego, fiquei com tempo de sobra e resolvi escrever um blog. Escolhi este tema porque tenho apenas um amigo", contou o fotógrafo e escritor freelancer à BBC Brasil.

No início, o blog se dedicava a compartilhar suas experiências como solitário e com dicas sobre como se divertir sozinho em lugares como bares, restaurantes ou termas de água quente (bastante populares no Japão).

Mas os seguidores do blog puderam acompanhar o que parecia ser uma mudança na vida do solitário Keisuke quando ele passou a publicar fotos em diversos lugares com a "namorada".

As imagens mostravam o que parecia ser uma jovem lhe dando comida, fazendo carícias no seu rosto e até, carinhosamente, limpando ketchup de sua boca.

Há coisa de um ano, ele revelou que tudo não passava de uma montagem, e foi aí que o blog começou a fazer sucesso.


As fotos foram produzidas e tiradas por ele próprio, sem qualquer ajuda. Para provar isso, ele fotografou também os bastidores da produção.

Uma vez ele achou que pareceria mais feliz se tirasse uma foto simulando ter companhia
No blog, Jinushi ensina o passo a passo da produção do que ele chama de fotos de um "encontro consigo mesmo" ou "encontro de um homem só". Ele teve a ideia da série depois de fazer uma viagem sozinho.

"Enquanto andava sozinho pela cidade, no frio do inverno, me senti só. 

Nesta hora, vi uma estátua e pensei: se tirar uma foto ao lado dela, como um casal, vou parecer mais feliz", explicou.

Além disto, como gosta de frequentar cafés para "matar o tempo", percebeu que muitos casais gostam de dar comida um para o outro na boca. 

"Pensei:  "Quero isso para mim também"

As fotos fizeram muito sucesso na Internet o tornaram muito famoso em uma rede social
Sem namorada, o jeito foi improvisar, e, agora, Keisuke virou um profissional na arte de tirar selfies como se estivesse acompanhado.

Perguntado se, mesmo depois da fama, nenhuma garota o convidou para sair, Keisuke disse desapontado que não. Mas quer uma namorada?

"Claro!", respondeu rápido, que sonha ainda em casar e ter filhos. "Imagino, nos dias de folga, ir a um parque com a família, forrar a grama com uma toalha e fazer um piquenique. 
Quero acordar todos os dias com um beijo."
Fãs perguntam se não é melhor arranjar uma namorada; ele diz que não consegue
Em tom de piada, o japonês diz que a mulher ideal seria bonita e rica. "Quero namorar modelos ou atrizes famosas para ser fotografado por papparazzi."

Entre os comentários que recebe, muitos leitores dizem que não teriam coragem de fazer o mesmo. "Outros simplesmente acham que seria mais fácil se eu arranjasse uma namorada. Mas o fato é que não consigo e, por isso, tiro essas fotos."

A brincadeira acaba quando ele é perguntado sobre o que seus pais acham do blog.
O rapaz diz que nem a fama tornou mais fácil arrumar uma namorada
O fotógrafo não pergunta o que os pais acham do blog porque tem medo da resposta
"Não sei exatamente o que pensam e tenho medo da resposta. 

Por isso, nunca pergunto." Certa vez, a avó de Keisuke viu o blog e chorou. "Ela disse que ficou chateada ao ver as fotos."

Apesar de dar dicas para se divertir desacompanhado, o japonês lembra que não é possível ser feliz sozinho. 

"Se existe uma receita, quero que me ensinem, pois o mundo definitivamente não foi feito para se divertir sozinho", opinou.

Para ele, só existe um lugar ideal para se ir só: "A biblioteca".

Nenhum comentário: