![]() |
Sorria, você está sendo filmado. |
Portanto, meu amigo, cuidado, muito cuidado.
Mantenha o sorriso no rosto e não demonstre preocupação. Siga em frente.
Cidadão ou cidadã, você pagou o IPTU e IPVA este ano? Não esqueceu as cartinhas acinzentadas na caixa do correio de sua casa, não é?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnP3YMdO5Wz2KWamydGw-0AWmipmfj18WcWiAgQBep3dh29DI8z3cl8rcm34qxdoUVaWe_TonIbR7b3E7m_Zsp2KxJ74k5jIJ3BOdTfETCZVyRRWmQgoQ81dc-UK-BHybxrBf7IK-vMABw/s200/Sorria+8.jpg)
Vira e mexe vou a alguma empresa para uma visita técnica e na recepção, as mocinhas com seus penteados esquisitos, uniformizadas geralmente em azul escuro e com sorriso de Monalisa arrependida me dizem para me posicionar para a foto do cadastramento, isso depois de pedirem meu documento e terem feito alguma coisa com ele. Reparo sempre o olhar delas quando digitam o formulário pelo computador, concentradas, elas nem piscam e o sorriso desaparece levando junto por alguns instantes, a simpatia.
Fico pensando o que fazem com a foto. Para onde vão essas informações, o número do meu CPF, do RG e a foto que nos roubam de surpresa. Aliás nunca me deixam ver como sai, nem me dão tempo para arrumar o cabelo ou colocar um sorriso no rosto. Ajeitam a minúscula câmera e rapidamente fotografam.
Quando vejo na minha caixa postal de emails nomes de empresas e pessoas que nunca ouvi falar na vida me oferecendo algum produto, me vem à mente essas situações.
![]() |
Nada escapa nesse ponto. |
O susto foi quando ela me disse o modelo da minha TV, a principal lá de casa. Não me lembro de ter passado essa informação a ela ou alguém mais da NET. De certo, o técnico quando fez a instalação me dedurou, isto é, me cadastrou como usuário do modelo tal, da marca tal em HD. Acredito até que saibam onde comprei e quanto paguei.
![]() |
Dezeseis câmeras num espaço tão pequeno |
Da mesma forma os acessos nas contas bancárias pela internet são excessivamente codificados, quando me surpreendo com a capacidade de guardarmos tantas senhas e contra senhas.
Nessas horas lembro sempre de uma série antiga da TV, O Agente 86, que satirizava os filmes do agente secreto 007, os menos jovens irão se lembrar do simpático, Maxwell Smart e sua namorada, também agente secreta, 99. Ele para conversar com o seu chefe, lançava mão de senhas das mais ridículas e sempre sob o cone do silêncio. Eram do tipo: o abacate amadureceu antes do tempo, mas não caiu; o elefante marrom esqueceu a tromba em algum lugar e agora não sabe como pegar o amendoim.
Com números e letras a coisa é mais ou menos assim, engraçada e sem sentido e quanto mais sem sentido, melhor a avaliação - a ordem e a sequência só a gente conhece (será?) e as digitamos nas janelinhas destacadas na tela de serviço, saindo tudo da nossa memória, pois não podemos escreve-las em lugar algum, em nome da segurança.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9Y5XnjDlgGuLrzksxyqL8Lh9MeK_fYJmOwzL216JkbVsxvwQnmksjNmkETk7To79tG_kUJDrGj5qPJkEkGil6Pe3yGGE2Xzvbg2TL0w1Fd1i2f2kpT21vBH3eR0hS1WD71gZSyKH84BCC/s320/Sorria+10.jpg)
No Google hearth vi a foto do meu carro bem em frente à minha casa, aliás, passeei por ele localizando as ruas vizinhas de casa, reconhecendo meus vizinhos que saíram deformados nas fotos que foram enviadas posteriormente ao satélite.
É, com tantas senhas e tantas câmeras a meu redor, me sinto mais do que vigiado. Seria protegido? Além de Deus que me criou, tem um monte de gente que sabe tudo o que faço e por onde ando e cada vez mais vigiamos uns aos outros. Os que nos vigiam são vigiados por alguém também.
Acho que vou abrir uma empresa de câmeras de monitoramento, o negócio parece promissor. Imaginem daqui há dez anos como estaremos.
![]() |
Nos vigiam e nem damos conta. As câmeras se incorporaram na arquitetura urbana. |
![]() |
Os vigilantes vigiam e são vigiados. Tudo ao mesmo tempo. |
Não é certo dizer "Sorria você está sendo filmado".
O correto seria "Sorria você está sendo televisionado", pois não se usa filmes nessas câmeras, elas são eletrônicas e digitais nesse admirável mundo velho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário