18/10/2015

Ululatus ulula vingança

ULULAR/PALABRIA - blogspot.com
Depois de uma certa idade a gente dá mais atenção para coisas que antes nem se importava. Na maturidade o semblante é sereno, mas por dentro as ideias se misturam como se fossem massa de pão e as lembranças vêm e vão tão rapidamente quanto a luz de uma lâmpada que acende e apaga na ação de um interruptor nervoso. 
A música mexe com a gente e quanto mais o tempo passa, mais ainda ela agita a memória. Basta um assovio distante, quase inaudível (a idade diminui a audição) e você viaja trinta anos no passado revivendo cada emoção. 
As fragrâncias são fundamentais nessa experiência. 
Ultimamente venho observando as palavras com mais atenção. Elas são fascinantes e escondem dentro de si boas e más intenções, assim como fazem os homens e exatamente por isso é que elas me intrigam. Principalmente aquelas não comuns, as pouco utilizadas, as que ficam trancadas nos dicionários desde sempre e de tempo em tempo dão sinais de vida.
Algumas nos chegam por associação inconsciente e simplesmente ficam cutucando a razão até que busquemos informações sobre elas. 
A palavra que me pegou hoje foi ULULAR. Busquei rapidamente nos sites, dicio.com.br e no significados.com.br e a revelei:
Gritar como aves noturnas.
Gritar aflitivamente; emitir som plangente.Bradar em tom soturno; proferir berrando, vociferar: o povo nas ruas ululava vingança. 
Ulular é sinônimo de: berrar, bradar, chiar, clamar, conclamar, cuincar, ganir, gritar, uivar, vociferar e vozear
Ululante popularizou-se através do escritor Nelson Rodrigues, que escreveu um livro chamado óbvio ululante, no ano de 1950. Ululante foi integrado à expressão “óbvio ululante”, que significa uma coisa tão clara e óbvia, que está “na cara” e as pessoas não enxergam. 
Ululante é mais utilizado no sentido figurado, que é o sentido que o escritor deu, uma situação ou algo que dispensa explicações. Quando uma coisa é óbvia, já evidente, agora óbvio ululante é mais ainda, e de acordo com o sentido original, é algo que está “gritando” para ser percebido" 
O QUE É ULULANTE: 
Ululante é algo que ulula, é gritar, berrar, como aves, gritar de forma aflita. Ulular vem do latim ululatus, que é o uivo, o som emitido por cães, um ganido prolongado para ameaçar alguém, ou chamar atenção.
Feito isso me acalmei e segui a vida com minhas ranzisses. (Ôpa! Será que essa existe?)

Nenhum comentário: