12/10/2015

Sobre o conflito na Síria

Achei o vídeo bem legal. Ele explica o conflito que rola na Síria e no Oriente Médio de forma objetiva. A gente acompanha e se impressiona com o drama dos refugiados sírios sem entendermos direito o que acontece por aquelas bandas.
É claro que para nos aprofundarmos sobre um tema tão complexo seria preciso uma abordagem infinitamente maior. A discussão é intensa em todos os sentidos e naturalmente exigiria do interessado algum conhecimento da história do que chamamos Oriente Médio. História antiga e recente e isso tudo resvalaria em interpretações das mais variadas e provavelmente bem acaloradas. 
A mensagem do vídeo afirma que para tentarmos compreender o presente é preciso conhecer o passado. 
Também que é fundamental considerarmos a manipulação das grandes potências do mundo nessa região. Aliás, intervenção que vem de há muito. Os citados são os de sempre: Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Russia e até a China. E eles ainda levam no pacote os seus aliados.
O interesse é econômico, óbvio. E mais claramente o que pretende cada potência é o controle da produção e distribuição do petróleo que na região ainda é abundante.
Culpa-se o fóssil por tudo de mal que existe no planeta. O mineral que aqui quase explodiu a Petrobrás e agora implode o sonho de um partido na permanência sem fim no poder, na base do custe o que custar, esconde mesmo é uma característica triste da natureza humana, uma que diante da perspectiva de dominação deforma aquilo que seria indeformável, o caráter.
Resolvi postar o video no blog. Dê um clique e assista, pois no mínimo é bom para pensarmos sobre o assunto e na nossa própria vida.

Nenhum comentário: