31/01/2013

Salve, Jorge!

Em janeiro de 1998 ele perdeu tudo que tinha. Imóveis de toda natureza, a lancha de 30 metros, os apartamentos em Nova York, Paris, Londres e Amsterdã. Quatro fazendas de criação de gado em Goiás e Mato Grosso. O jatinho, o helicóptero, a empresa farmacêutica que construíra em apenas duas décadas, o prestígio da sociedade e o reconhecimento de todos ficaram para trás. Os amigos, a esposa e os três filhos o esqueceram. 
Aos 44 anos de idade, engenheiro químico de formação e um negociante de mão cheia, diante de uma dessas fatalidades da vida foi parar na sarjeta. O álcool  em excesso, somado aos devaneios da soberba, haviam consumido toda sua energia e seus bens e nas ruas ele  foi parar, onde encontrou abrigo na companhia de outros tantos infelizes.
De tempo em tempo, quando reconhecido por ex amigos, ao o verem sujo e maltrapilho perambulando, esmolando ou dormindo pelas calçadas, fingiam não o reconhecer. Esses desviavam o olhar deixando somente o rabo de olho para certificarem-se da miserabilidade em que se metera aquele que fora um dia um grande homem. 
Em janeiro de 2006 recuperou tudo o que perdera e muito mais. Os bens materiais se multiplicaram, o respeito dos amigos e principalmente o amor da esposa e dos filhos ele reconquistou. Em tão pouco tempo a auto estima tornou-se evidente em sua alma. Ele voltara a ser o grande homem. Agora desvinculado por completo do maldito vício.
Jorge de Souza recebeu a ajuda de um bom homem e com os trocados fez a aposta certa na loteria. A sequência de números apontadas no cartão que recebeu do caixa, coincidiu com a sequência de números sorteados na TV. Ficou rico do dia para a noite.
Hoje ele entrega mensalmente dez por centro de sua mais que significativa renda à igreja que o acolhera nos tempos difíceis. A esposa, os filhos, antigos e novos amigos agora o cercam da boa convivência. Tudo voltou como era antes graças à graça superior, mas definitivamente longe dos vícios mundanos.
É isso mesmo. Assisti ontem num dos canais de tv que exibem horários religiosos. Um sujeito dando o testemunho de fé incondicional dando-se bem como recompensa. Esta foi a mensagem. Salve, Jorge! 

19/01/2013

Brotam os tempos

Dos meus quatro filhos, dois vivem em Brotas, cidade que fica a 250 quilômetros da capital paulista. André, o mais velho de todos, já casado, mudou-se para lá faz sete anos e se deu bem. Casou-se e estabeleceu-se. O vejo muito feliz. 
O mais jovem da turma, o Dudu se foi no início deste ano. Doeu o coração ver o caçula partir para a vida, ele só tem 21 anos, mas quis experimentar novos ares e fez bem em tentar. Achei bacana da parte dele a iniciativa e a coragem. Trabalha com o irmão e fará a faculdade em São Carlos. 
A Denise, a terceira, vive bem com o marido e com as duas filhas em Piracaia, cidade que fica a 90 quilômetros de São Paulo. Piracaia é pequena, mas acolhedora. Parece coração de mãe. 
A Carol, a segunda na ordem de nascimento (saudosos tempos), nasceu para viver em cidade grande. Ela e o marido são adeptos da urbanidade cosmopolita. Gostam da dinâmica e da correria dos grandes centros, quando vão para o interior não ficam muito.
Nossa casa abrigou com conforto os seis membros da família - minha amada esposa, nossos quatro filhos e eu. Mais o cachorro, o passarinho e o peixe. Hoje, somente minha esposa e eu vivemos nela. Estamos estranhando, a nova condição. Nos últimos 35 anos somente por 10 meses estivemos sós em casa. Estamos nos esforçando na adaptação: ela à moda dela e eu à minha moda.
Preciso me acostumar. Precisamos nos acostumar. Passamos por mil e uma pela vida, passaremos por essa também.

18/01/2013

Os meus ascos

Resolvi fazer uma relação de tudo aquilo que sinto asco. Não um asco comum daqueles do cotidiano, mas um asco de tamanha profundidade que dói na alma. Seria uma tentativa de rever minha impressão sobre eles ou compreende-los melhor e quem sabe desfazer minha percepção da sua natureza. Uma tentativa individual de alguma uma explicação.
Falo do asco de coisas cujas existências não fazem sentido algum e que me levam a acreditar que são provas inequívocas da existência do demônio. Como a existência das baratas, por exemplo. Nunca aceitei a ideia de serventia delas de tão repugnantes que são.
Excluí da minha relação tipos de temperamentos das pessoas, afinal, contraditoriamente, apesar de sermos iguais, somos diferentes uns dos outros. Uns são mais brutos e carregam diferentes níveis de brutalidade e outros são mais serenos, mas também estão em níveis diferentes.
Venho exercitando a tolerância de uns tempos para cá, porém está cada vez mais difícil mante-las no primeiro plano das ideias. É tiro pra tudo quanto é lado. Mas ainda continuo firme nessa linha.
Descartei os pecados capitais do cristianismo - luxuria, gula, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça. Como também exclui da minha lista os novos mandamentos do Vaticano diante da globalização que foram proferidos e determinados aos fiéis em 2008. São eles: experimentos dúbios com células tronco, uso de drogas, poluição do meio ambiente, agravamento da injustiça social, riqueza excessiva e violações bioéticas como controle de natalidade. Treze pecados ao todo.
Os capitais são mais de linhas comportamentais de convívio, óbvios e, principalmente os novos, poderiam ser discutidos, considerando-se o contexto na adoção de cada um deles. A discussão se prolongaria e minha relação não quer tratar disso.
Eliminei os conflitos das nuâncias psicológicas, pois as variantes são tantas que jamais poderia alinhá-las. Cito um conflito como exemplo: pessoa constantemente indecisa. Aborrece, confunde e atrapalha, mas não chega a ser asqueroso.
Incluiria um décimo quarto pecado capital, mas pensei bem e desisti. Seria o da imbecilidade, em vista do crescente número de adeptos com esse perfil nos últimos anos. Um imbecil é mais que um irracional, ele não pensa, embora seja dotado de inteligência. É certo que não tem. Pode ter cérebro, ele fala, canta e dança, tem pai e mãe, mas não é abstrato é concreto. Se diz dele um Maria vai com as outras. A vida de um imbecil esconde-se a um sem número de frustrações, muito além dos normais e ele acaba infringindo os treze pecados capitais de uma só vez. Então a imbecilidade, não sendo um pecado capital único, resta ser coisa do capeta.
Nunca compreendi a razão de Deus, na sua supremacia, sendo o criador do céu e da terra, ter, maquiavelicamente criado as baratas e os imbecis. Ele não cometeria tamanha safadeza com tanta gente, seria insensato por demais dar vida a um inseto peçonhento ou a um idiota para exclusivamente infernizar a vida de filhos queridos, criados à sua própria imagem. Nenhum de nós, em sã consciência, faria isso com qualquer um de nossos filhos. Eu acho.
Os bem intencionados, quase imaculados, dizem que o mal foi colocado diante de nós por Deus, para se contrapor ao bem, assim dando-nos chances de exercermos o livre arbítrio. O bem e o mal estariam emparelhados lado a lado disputando o nosso espírito. O caminho para um ou outro estaria à nossa disposição. Faz sentido, mas alguma coisa ainda não colou.
Pra mim, entre os mais malignos, estão as baratas. O dilema do mato-ou-não-mato surge confundindo o meu espírito quando uma delas aparece do nada. Matar seria tirar a vida dada por Deus, não matá-la estimularia sua proliferação com todo o mal decorrente da sua perniciosa existência.
Teria Ele pensado um dia, no oitavo dia talvez, enquanto descansava: crio a barata, dou a ela muitas patinhas asquerosas e asas para que possa voar; dou um corpo gosmento que somente ela mesma suportará enxergar-se; acrescento um verniz natural em sua carcaça pegajosa; recheio ela de índole traiçoeira, aspecto nojento para assim provocar o sossego do incauto; depois crio o homem e o doto de inteligência perspicaz e este, guiado pelo instinto de sobrevivência que também deixarei impregnado em suas vísceras, inventará, no futuro, um produto químico do mais eficiente, um inseticida mortal para que com ele possa desferir o aniquilamento total do horrível ser dos esgotos, seria minha obra derradeira. E ainda faço com que elas se multipliquem aos cântaros, muito mais que ratos e cobras e dessa forma a quantidade de veneno que precisarão produzir para a baraticina, acumulará gases invisíveis cuja abundância implicará na degradação da camada de ozônio, um protetor solar para vida na terra dos raios ultra violetas corringindo um erro que cometi quando criei a luz, a do Sol, a estrela de quinta grandeza que coloquei no infinito do meu firmamento.
Diabólico demais na minha cabeça. Não imagino Deus pensando coisas dessa natureza. Não, não acredito, me nego a acreditar que Ele faria uma coisa desse tipo com a gente em prol do livre arbítrio. Pra mim, definitivamente, não foi Deus o culpado dessas mazelas todas.
Acredito piamente que tenha sido o demo, o satanás, a besta, o 666 quem deu vida às baratas, aos corruptos e aos imbecis. Reforço que barata é uma coisa, corrupto é outra e imbecil outra ainda. São iguais no princípio, mas diferentes na composição. E corrupção não pode ser confundida com ganância, esta levaria a um dos pecados capitais, a avareza. Corrupto é um ser perverso na plenitude, totalmente do mal, é a forma de encarnação que  o diabo melhor se adapta. Uma canetada, um telefonema, uma troca de emails de um corrupto, aniquila mais vidas que as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki juntas aniquilaram no final da segunda guerra mundial. Os corruptos são fantasmas vivos, zumbis que estão cada vez mais presentes entre os humanos. Proliferam-se como baratas.
Aliás, graças a Deus me dei conta que minha relação de coisas que sinto profundo asco não é tão grande como pensava de início. Vejo que a questão está direcionada mais para a proliferação de cada uma dessas espécies.
Demônio, satanás, besta, 666, seja lá qual for seu nome, você que é imortal como Deus, vai se catar  nas profundezas do inferno, seu lazarento filho de pai desconhecido. Vem me pegar se você é homem, seu filho sem mãe.
Deus, dei uma força pra você agora, heim! Ajuda aí, pô. Dá uma ideia legal para exterminação definitiva desses meus três temores.
Se não for possível tudo de uma vez eu entendo, mas gostaria de deixar a sugestão para a pulverização em etapas e poderia ser na seguinte ordem: o corrupto de toda espécie em primeiríssimo lugar, incontestável, sem exceção, sem perdão, sem nada; a barata peçonhenta, absolutamente nojenta, logo em seguida e para o final deixe o imbecil.  Peço que dê uma chance a esse último, pois acredito ser provável que, sem os dois primeiros, com o tempo, ele possa se recuperar. Além do que penso ser mais fácil pra você identificá-los do que eu, pois o imbecil tem caráter camaleônico, ele se apresenta de várias formas e cores e se esconde geralmente atrás de qualquer bandeira.
Obrigado.
Concluo, portanto, minha relação de ascos dos mais asquerosos que tenho e fico feliz por chegar a três ítens somente. Puxa! Segue a lista: o corrupto, a barata e o imbecil.

12/01/2013

Troianos num Estado Democrático

Hoje o Brasil tem trinta partidos políticos oficializados no Tribunal Superior Eleitoral - TSE e mais onze em processo de legalização. Os filiados as agremiações somam aproximadamente 13 milhões de pessoas, cerca de 6% da população do país.
Pessoalmente, por mais que me esforce, não consigo distingui-los ideologicamente. Nem partidos e nem quem os compõe, me parecem muito iguais, embora se apresentem como distintos. É provável que haja alguma distinção individual, acho até possível, considerando um exercício de enorme boa fé, mas juntos, não dá. O sistema impõe comportamentos e ai daquele que não se enquadrar. Eu só pago a conta e não vejo nada do que comprei. Eu e quase todos os brasileiros. E não há Procon que conserte, o legislador não permite.
Certa vez, tive oportunidade de ver ancorado num porto militar de San Diego, costa oeste dos Estados Unidos, uma quantidade de navios de guerra que não pude somar, tamanho o número de embarcações. Navios acinzentadas, numerados e de todos os tamanhos. Construções esplendorosas e desafiadoras do ponto de vista de engenharia. Naves aparelhadas com canhões e metralhadoras de todos os milímetros possíveis e imagináveis. Bem próximo a esse porto um aeroporto, também militar, de onde pousavam e decolavam a todo instante outra quantidade significativa de aviões, todos magníficos na construção e agilidade.
Fiquei perplexo e por horas me mantive ali observando bem quieto, naquele braço oposto do que poderia se dizer um golfo, tomando visão panorâmica privilegiada do espetáculo de ostentação imperiosa. Sozinho, longe dos demais visitantes, escondendo algumas lágrimas que insistiam em escapar dos olhos. A alma não se inquietava dentro do corpo, queria sair dele a qualquer custo. Tive que me esforçar para mante-la presa e confortá-la.
Tentei calcular a quantidade de bilhões ou de trilhões de dinheiros investidos naquele armamento e questionava a finalidade daquilo tudo. Somada a ironia do nome do oceano que banhava aquela costa - Pacífico. 
Os hábeis tem a capacidade de concentrar dinheiro e com ele garantem o comando para manter a longevidade. É uma minoria entre os sete bilhões de habitantes do planeta azul, mas fazem com maestria. Os outros, os nós sem o mesmo talento, se é que podemos chamar isso de talento, melhor seria, talvez, chama-la de aptidão, se ressentem, mas incrivelmente aplaudem e anseiam por estar um dia na mesma posição. Faríamos nós a mesma coisa?
A ideia de união é fundamental para o convívio entre as pessoas, aliás, ela faz parte da nossa natureza, somos inseguros sozinhos. Desde as cavernas, nossos ancestrais, uniam-se para a caça e sobrevivência. Mas ainda hoje não aprendemos como nos unirmos mantendo o equilíbrio. Invariavelmente, depois de juntos, faccionamos, daí vem a roda viva. 
Por aqui, após quinhentos anos de história com mil e uma trapalhadas, espertalhões uniram-se aos ingênuos bem intencionados e criaram partidos políticos. Verdadeiras deformações ideológicas, a meu ver. Desses partidos nasceram os legisladores, para que estes, posteriormente, induzam pessoas comuns a elegerem eles mesmos para outras oportunidades e mais os executivos mandatários, que por sua vez, após os pleitos, juntam-se aos legisladores para confundirem os comuns que os elegem, assim formando um estado de confusão absoluta cujo nome abençoam como democracia. Roubaram a ideia dos gregos e a transformaram num porta-aviões blindado. Um verdadeiro presente de grego a troianos estupefatos por uma Helena que nem é tão gostosa assim.
Postagem encontrada no Facebook
Segue a relação das agremiações políticas no Brasil, legalizadas ou em vias de:
PDT - Partido Democrático Trabalhista
Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas De tendência nacionalista e social-democrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestas regiões,  tem o apóio de uma significativa base eleitoral popular. A principal figura do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como ideia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações.
PC do B - Partido Comunista do Brasil
Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil foi colocado na ilegalidade na época do regime militar (1964 a 1985). Mesmo assim, políticos e partidários do PC do B entraram nas fileiras da luta armada contra os militares. O PC do B voltou a funcionar na legalidade somente em 1985, durante o governo de José Sarney. Este partido defende a implantação do socialismo no Brasil e tem como bandeiras principais a luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social. A principal figura do partido foi o ex-deputado João Amazonas.
PR - Partido da República
Criado em 24 de outubro de 2006 com a fusão do PL (Partido Liberal) e PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional). O Partido Liberal entrou em funcionamento no ano de 1985, reunindo vários políticos da antiga ARENA e também dissidentes do PFL e do PDS. O partido tem uma proposta de governo que defende o liberalismo econômico com pouca intervenção do estado na economia. Outra importante bandeira dos integrantes do PR é a diminuição das taxas e impostos cobrados pelo governo.
DEM - Democratas - Antigo PFL (Partido da Frente Liberal)
O PFL foi registrado em 1984 e contou com a filiação de vários políticos dissidentes do PDS. Apoio e forneceu sustentação política durante os governos de José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Atualmente faz oposição ao governo Lula. Suas bases partidárias estão na região nordeste do Brasil, embora administre atualmente a cidade de São Paulo com o prefeito Gilberto Kassab. Em 28 de março de 2007, passou a chamar Democratas (DEM).

Os partidários defendem uma economia livre de barreiras e a redução de taxas e impostos.
PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Fundado em 1980, reuniu uma grande quantidade de políticos que integravam o MDB na época do governo militar. Identificado pelos eleitores como o principal representante da redemocratização do pais, no início da década de 1980, foi o vencedor em grande parte das eleições ocorridas no período pós regime militar. Chegou ao poder nacional com José Sarney, que tornou-se presidente da república após a morte de Tancredo Neves. Com o sucesso do plano cruzado, em 1986, o PMDB conseguiu eleger a grande maioria dos governadores naquelas eleições. Após o fracasso do Plano Cruzado e a morte de seu maior representante, Ulysses Guimarães, o PMDB entrou em declínio. Muitos políticos deixaram a legenda para integrar outras ou fundar novos partidos. A principal legenda fundada pelos dissidentes do PMDB foi o PSDB.
PPS - Partido Popular Socialista
Com a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo, muitos partidos deixaram a denominação comunista ou socialista de lado. Foi o que aconteceu com o PCB que transformou-se em PPS, em 1992. Além da mudança de nomenclatura, mexeu em suas bases ideológicas, aproximando-se mais da social-democracia. Suas principais figuras políticas da atualidade são o ex-governador do Ceará Ciro Gomes e o senador Roberto Freire.
PP - Partido Progressista (ex-PPB)
Criado em 1995 da fusão do PPR (Partido Progressista Reformador) com o PP e PRP. Tem como base políticos do antigo PDS, que surgiu a partir da antiga ARENA. O PPB defende ideias amplamente baseadas no capitalismo e na economia de mercado. Seus principais representantes são o ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf de São Paulo e o senador Esperidião Amin de Santa Catarina.
PSDB - Partido da Social-Democracia Brasileira
O PSDB foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB por discordarem dos rumos que o partido estava tomando na elaboração da constituição daquele ano. Políticos como Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Ciro Gomes defendiam o parlamentarismo e o mandato de apenas quatro anos para Sarney. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. O PSDB cresceu muito durante e após os dois mandatos na presidência de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, é a principal força de oposição ao governo Lula.
PSB - Partido Socialista Brasileiro
Foi criado no ano de 1947 e defende ideias do socialismo com transformações na sociedade que representam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Principal representante político : Miguel Arraes.
PT - Partido dos Trabalhadores 
Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Atualmente, governa o país através do presidente Luis Inácio Lula da Silva. As principais metas do governo Lula tem sido : crescimento econômico, estabilidade econômica com o controle inflacionário e geração de empregos. 
PSTU  - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Fundado em 1994 por dissidentes do PT. Os integrantes do PSTU defendem o fim do capitalismo e a implantação do socialismo no Brasil. Tem como base os antigos regimes socialistas do Leste Europeu. São favoráveis ao sistema onde os trabalhadores consigam mais poder e participação social.
PV - Partido Verde
De base ideológica ecológica, foi fundado em 1986. Os integrantes do PV lutam por uma sociedade capaz de crescer com respeito a natureza. São favoráveis ao respeito aos direitos civis, a paz, qualidade de vida e formas alternativas de gestão pública. Lutam contra as ameaças ao clima e aos ecossistemas do nosso planeta.
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
Fundado no ano de 1979, contou com a participação de Ivete Vargas, filha do ex-presidente Getúlio Vargas. No seu início, pregava a volta dos ideais nacionalistas defendidos por Getúlio Vargas. Atualmente é uma legenda com pouca força política e defende ideias identificadas com o liberalismo.
PCB - Partido Comunista Brasileiro
Fundado na cidade de Niteroi em 25 de março de 1922. Defende o comunismo, baseado nas ideias de Marx e Engels, e tem como símbolo a foice e o martelo cruzados. As cores do partido são o vermelho e o amarelo. É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo, defendendo a luta de classes. É também conhecido como "Partidão".
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
Fundado em 6 de junho de 2004, defende o socialismo como forma de governo. Foi criado por dissidentes do PT (Partido dos Trabalhadores). É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo. Tem como cor oficial o vermelho e como símbolo um Sol. 
PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - obteve registro definitivo em 18 de fevereiro de 1997.
PSD Partido Social Democrático - fundado, por políticos dissidentes do Partido Progressista e Democratas, em 21 de março de 2011.
PT do B - Partido Trabalhista do Brasil - obteve o registro definitivo em 11 de outubro de 1994.
PTN - Partido Trabalhista Nacional - refundado em 1995.
PTC - Partido Trabalhista Cristão - obteve registro definitivo em 22 de fevereito de 1990.
PSL - Partido Social Liberal - obteve registro definitivo em 2 de junho de 1998. 
PSC - Partido Social Cristão - obteve o registro definitivo em 29 de março de 1990.
PSDC - Partido Social Democrata Cristão - obteve registro definitivo no TSE em 5 de agosto de 1997.
PMN - Partido da Mobilização Nacional - fundado em 1984.
PCO - Partido da Causa Operária - teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 30 de setembro de 1997.
PRP - Partido Republicano Progressista -obtenção do registro definitivo em 22 de novembro de 1991.
PHS - Partido Humanista da Solidariedade - fundado em 20 de março de 1997.
PRB - Partido Republicano Brasileiro -  fundado em 25 de agosto de 2005.
PPL - Partido Pátria Livre - teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 4 de outubro de 2011.
PEN - Partido Ecológico Nacional - teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 19 de junho de 2012. 

Em processo de legalização:

PSPB - Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da iniciativa privada do Brasil
ARENA - Aliança Renovadora Nacional
PCI - Partido da Construção Imperial
PF - Partido Federalista
PH - Partido Humanista do Brasil
PMPB - Partido Monárquico Parlamentarista Brasileiro
PMMB - Partido do Movimento Monarquista Brasileiro
PND - Partido da Real Democracia
PIRATA - Partido  Pirata do Brasil
PRD - Partido da Real Democracia
UDN - União Democrática Nacional

Extraídos dos sites: suapesquisa.com e wikipedia.org


05/01/2013

Ano novo e nada de novo (por enquanto, segundo os crentes)

Semana agitada no maior país da América do Sul. Em destaque uma tragédia claramente anunciada para todo início de ano. Desta vez a tromba caiu no município de Xerém, no Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas tiveram suas casas levadas pelas águas, com gente desaparecida e outras perdendo tudo o que tinha. Nada de novo além do local. Zeca Pagodinho na condição de cidadão comum se dispôs à ajuda. Nota 10 para o pagodeiro de verdade. Assim é que se faz, meu caro, brameiro da melhor qualidade. Lembrando que não usaram a verba para as prevenções de fenômenos naturais e pouco se fez de restauração das tragédias anteriores. 
No Rio de Janeiro há água em abundância, enquanto que no nordeste do país, pela falta dela, milhões de brasileiros vivem em desespero absoluto. Não chove e a seca perversa escancara a mazela. Falta sensibilidade e ação de quem governa. A secura revela a verdadeira condição dos brasileiros que vivem no Brasil, um país anunciado como uma das maiores economias do mundo, crescente e respeitada nos quatro cantos do globo. 
Governantes, banqueiros, fazendeiros e empresários engordando nas mansões e os miseráveis sofrendo com a falta da atenção. Gado, roça e gente sem saber para onde ir. Só com a fé em Deus para suportar a desigualdade. 
Já em Brasília - alguns deputados federais tomaram posse substituindo na condição de suplentes, àqueles que tiveram que debandar para outras empreitadas democráticas, entre eles, José Genoino. Cabra macho nordestino dos bons, ou, daqueles que um dia foi, já não sei ao certo. A meu ver o correto seria ele não entrar nessa, mesmo tendo a lei ao seu lado. Lei absoluta, inquestionável, demicrática, como dizem, mas lei feita por legisladores que bem sabemos como são. No lugar dele manteria a dignidade e diria um não do tamanho de um elefante. Como ele mesmo disse um não maior ainda um dia quando era um jovem idealista sem temor. Admirava sua coragem. Acabou dando fogo à fogueira de quem o não quer. A imprensa caiu de pau. Mas entendo que o carteiro não deve ser xingado por ele me entregar uma carta de cobrança, pois quem deve sou eu. Ela faz o papel dela. (à parte, de fato, alguns interesseiros, afinal, fazem parte do mesmo sistema). 
A querida presidenta Dilma (nome horrível esse que inventaram para o cargo dela, se ela tivesse um marido ele seria chamado de primeiro damo?), aproveitou o período para o merecido descanso. A mulher não teve sossego nesse ano com sua equipe, em todos os escalões. Limpou o que pôde limpar (foi traída?). Aproveitou o recesso e foi para uma base militar bem cercada de proteção de tudo (e de todos). Ficou numa praia limpíssima, ensolarada, guarnecida de todo conforto. Não poderia ser diferente, ela merece. Mas, escandalosamente vizinha a uma praia comum lotada de gente comum (também da melhor qualidade), sem vigilância e sem estrutura alguma. Nem essa preocupação tiveram seus assessores. Parece que o estado de indiferença se estabeleceu por completo. Quem diria. 
Nesta semana tomaram posse os novos prefeitos pelo Brasil, os legitimamente eleitos pelo povo (pelas leis dos legisladores que bem sabemos quem são) Em São Paulo o jovem Haddad assumiu a prefeitura prometendo tudo e mais um pouco (durante a campanha, claro). Mudou o discurso sorrateiramente depois de consagrado eleito. Mas fala bem o homem, é do tipo que vende geladeira para esquimó em cinco minutos e o infeliz compra achando que fez o melhor negócio do mundo. Ele tem jeitinho de quem largou o diretório acadêmico na semana passada para candidatar-se a vereança de sua cidade. Geralmente dão pra trás com o tempo. Pela equipe montada por ele vai ser difícil segurar a fé em mudanças. Não apostaria, o partidão dele se tornou um gigante faminto, cheio de facções. Tem gente da melhor qualidade lá, mas a maioria a maionese azedou a tempos diante de tantos interesses escusos.  
A imprensa faminta parece que esqueceu de Rosemary e seus bebês nesses dias e os intelectuais dos outros partidões, também famintos (percebo que seja uma característica dessa categoria) deram a trégua típica dos recessos. Afinal ninguém é de ferro.
E nós continuamos por aqui cheios de fé e de esperança, conjunta à ordem e ao progresso do Brasil na próxima semana. Afinal, lembrando que o campeão de futebol do mundo de 2012 é um time brasileiro (duro de engolir a um palmeirense). A nação agradece. (perplexa)

04/01/2013

Dentro de você, sem você.

Lapso de tempo.
Ouvindo Within You Without You meu espírito se acalmou. Me senti bem, me sinto bem agora. Realmente não importa qual o artista, importa sim a arte que ele deixa e como ela toca em você. É eterna.

Nós falamos sobre o espaço que há entre todos nós e das pessoas que se escondem atrás de fortalezas. Falamos da ilusão. Elas nunca se dão conta da verdade, quando se dão, já é muito tarde e elas morrem.  
Nós falamos do amor que todos nós compartilhamos quando o encontramos. Tentaremos o nosso melhor para mante-lo lá, com todo nosso amor. Com ele poderemos salvar o mundo se apenas soubermos percebe-lo.  
Tente perceber que está tudo dentro de você mesmo e ninguém mais poderá fazer você mudar. E veja que você é realmente pequeno. A vida flui dentro de você ou sem você. 
Nós falamos sobre o amor que de tão frio se foi. E das pessoas que ganham o mundo e perdem suas almas. Elas não sabem, elas não veem. Você é uma delas? Quando você enxergar o seu outro lado, então, poderá encontrar a paz de espírito que tanto espera. 
E a hora chegará quando você ver que somos todos um único, assim a vida seguirá dentro de você ou sem você. 
George Harrison

A versão da música com a cantora Patti Smith ficou muito legal.


Abs. 

Haddad, nada de novo no Front?

Muito cedo para julgamentos, mas o novo prefeito de São Paulo iniciou sua administração com a mesmíssima prática de seus antecessores. É preocupante.

"gesto de aproximação política"

Reproduzo matéria da Folha de S Paulo desta sexta, 04 de janeiro.

Haddad concede 'feudo' para Kassab na prefeitura de SP


EVANDRO SPINELLI

DE SÃO PAULO

A SPTuris, empresa municipal que cuida do turismo na cidade e administra o Anhembi e o autódromo de Interlagos, se tornou o "feudo" kassabista na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).
Como a Folha revelou em 20 de dezembro, Haddad manteve Marcelo Rehder, amigo do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), como presidente da SPTuris. Foi uma decisão do próprio Haddad como um gesto político de aproximação do PT com o PSD.
Agora, a SPTuris vai abrigar, além de Rehder, uma série de aliados de Kassab, incluindo a ex-vice-prefeita Alda Marco Antonio (PSD).
Não está definido o cargo que Alda vai ocupar. Já o chefe de gabinete do ex-prefeito, João Francisco Aprá, assumirá uma diretoria na empresa.
Também vão para a SPTuris, entre outros, José Rubens Domingos Filho, ex-coordenador da fiscalização do Cidade Limpa, Marcelo Bruni, ex-subprefeito de Pinheiros, Guilherme Mattar, ex-secretário-adjunto de Relações Internacionais, e Carlos Roberto Fortner, que era adjunto na Secretaria do Verde.
Os auxiliares ainda não foram nomeados. Eles apenas foram aprovados, no fim do ano passado, ainda na gestão Kassab, pelo Conselho Municipal de Administração Pública, órgão ligado ao gabinete do prefeito que autoriza indicações para cargos de confiança em empresas públicas. As nomeações devem ser oficializadas nos próximos dias.
Editoria de arte/Folhapress

'PIOR PREFEITO'

Durante a campanha eleitoral, Haddad chegou a dizer que Kassab, que apoiava José Serra (PSDB), era o "pior prefeito" do país e fez várias críticas à gestão, principalmente em saúde e educação.
A aproximação veio após a eleição. Sobre a SPTuris, a gestão Haddad informou que Rehder tem autonomia para montar a equipe técnica.
A base da equipe da SPTuris foi montada por Caio Carvalho, homem de confiança de Serra, que presidiu a empresa entre 2005 e 2011, quando Rehder assumiu o cargo.
A diretoria já contava com outros auxiliares do ex-prefeito, como Arley Ayres, chefe de gabinete do Kassab no início da gestão.
Um diretor da SPTuris tem salário de R$ 18.856. Gerentes ganham R$ 12.493. Outros chefes e assessores têm salários a partir de R$ 5.178.
A empresa tem um Orçamento previsto para 2013 de R$ 249 milhões e conta hoje com 112 cargos de confiança.
outros cargos
Haddad também aproveita ex-auxiliares de Kassab em outras áreas. José Alexandre Sanches é o secretário-adjunto da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo. Ele ocupava o mesmo cargo na gestão Kassab, com o secretário Marcos Cintra, e até dirigiu a pasta interinamente.
Luiz Sales, que era diretor de turismo da SPTuris, é o novo secretário-adjunto de Esportes. Foi convidado pelo secretário, Celso Jatene (PTB).

01/01/2013

Recomeçar

Inspirado por um amigo decidi que a primeira postagem do ano fosse a primeira música que ouvi neste primeiro de janeiro. A mensagem é de paz e é sempre bom recomeçar uma jornada com pensamentos positivos.


Vamos em frente, então.